É necessário saber doar e receber, na mesma proporção. Doar muito é se desgastar, receber pouco é se maltratar.
Dar, doar e ser solidário ao próximo são virtudes valiosas, mas é importante ressaltar que receber é um ato tão importante quanto.
Algumas pessoas tem muita dificuldade em receber, apenas doam. Doam seu tempo e sua energia sem nunca parar para receber. Isso porque, inconscientemente, significa para elas um ato de fraqueza, uma fragilidade. Elas precisam sempre demonstrar sua força para se protegerem de algo. Outras pessoas acreditam que precisam se doar mais do que os outros para serem queridas e amadas. Em muitos casos, isso é uma fuga da rejeição e solidão.
De qualquer forma, o não saber receber é um sinal de falta de amor próprio. As pessoas não se acham merecedoras de ajuda, amor, atenção ou elogios, pois falta amor a si mesma.
Como acreditar e aceitar o amor quando nos falta amor próprio?
Esse bloqueio em receber muitas vezes é manifestado em forma de ego, como uma proteção, uma sensação (falsa) de superioridade.
Se você é uma pessoa que sente que não merece a atenção, o cuidado e o afeto dos outros, acredita que precisa se doar sempre, inclusive para ser aceito, acha que receber é um ato de fraqueza, você precisa trabalhar o ato de receber.
Procure observar-se, olhar para dentro de si, e tentar identificar os sentimentos que estão por trás dessa recusa. E lembre-se: receber é tão importante quanto dar. A balança precisa sempre estar equilibrada.
Você merece de volta todo amor que doa.