Acredito que muitas de vocês leitoras já tiveram vontade, interesse em experimentar, uma sessão de terapia holística / complementar, mas acabam ficando na dúvida e hesitando porque não sabem muito bem o que são e como funcionam!
Neste artigo, pretendo esclarecer, de maneira simples, o que são essas terapias que estão ganhando cada vez mais força no campo da saúde, como tratamento complementar aos tratamentos tradicionais, e que podem trazer muitos benefícios para sua vida!
As terapias complementares são tipos de práticas que podem ser utilizadas simultaneamente e complementarmente aos tratamentos convencionais de doenças ou condições adversas de saúde.
São técnicas reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), baseadas em conhecimentos tradicionais, usados de forma integrada à medicina convencional, mas não a substituindo.
As terapias complementares são procuradas principalmente para ajudar as pessoas a viverem com mais equilíbrio, em busca de maior qualidade de vida e podem ser utilizadas também de forma preventiva.
Existem dados que comprovam a aceitação, cada vez maior, da terapia complementar na medicina ocidental — inclusive na rede pública. No Brasil, atualmente são reconhecidas 29 práticas/terapias integrativas e complementares (TIC/PICs) que estão incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre elas estão: meditação, yoga, terapia de florais, reiki, aromaterapia, acupuntura e muitas outras.
Com uma abordagem holística, essas técnicas consideram e vêem o ser humano como um todo, e englobam de forma integrada, seus aspectos físico, mental, emocional e energético, auxiliando na prevenção, cura ou na diminuição dos sintomas de uma doença.
Muitas dessas técnicas têm suas origens na medicina oriental, trazendo consigo uma mistura entre o conhecimento prático e científico. Baseiam-se principalmente em métodos de relaxamento, alívio de pontos gatilhos, manipulação de energias e mudanças nos hábitos de vida. Quando unidas aos tratamentos tradicionais, estas técnicas apresentam muitas vantagens e benefícios para quem as utiliza.
Seu papel complementar aos tratamentos tradicionais pode ser visível principalmente em sua capacidade de potencializar os efeitos positivos dos remédios e também pelo fato de promoverem uma resposta melhor, tanto psicológica, quanto imune, ao combate às doenças, resultando em melhoria no bem-estar e qualidade de vida para aqueles que estão em tratamento.
Situações do dia-a-dia, que geram sentimentos como, ansiedade (sofrimento antecipatório), solidão, tristeza, melancolia sem causa aparente, raiva, inveja, impaciência, ressentimento, ciúmes, esgotamento físico e mental, excesso de preocupação, baixa autoestima, timidez, traumas, medos, pensamentos negativos e muitos outros sentimentos e emoções que nos fazem sofrer, podem ser aliviados com o uso das terapias complementares. “O importante é tratar essas emoções, pois muitos problemas de saúde têm suas origens nas emoções e sentimentos que foram ignorados, reprimidos e acabam emergindo, primeiramente como conflitos mentais, e depois como doença física”.
Os benefícios das terapias complementares são muitos:
- Bem-estar e equilíbrio físico, mental e emocional
- Autoconhecimento, com benefícios para autoestima
- Melhora a disposição física e emocional
- Alívio de ansiedade e estresse
- Tranquilidade emocional, que leva o indivíduo a agir e lidar melhor com as dificuldades
- Alívio de dores físicas
Dentro do meu trabalho como Terapêuta Holística, ofereço as seguintes terapias complementares:
- Florais de Bach
- Reiki
- Barra de Access
- Facelift Energético
- Aura Master
Se você quer saber mais sobre as terapias complementares, acompanhe o meu perfil no Instagram e tenha acesso à dicas, conteúdos e inspirações para uma jornada de autoconhecimento e autocura.