O ser humano busca culpas fora de si mesmo para qualquer problema. Se estamos certos, o mérito é nosso, mas se erramos, a culpa com certeza é do outro. Culpamos o outro por algo que não deu certo, por algo errado que fizemos ou até mesmo quando ocorrem situações negativas em nossas vidas.
Muitos de nós acreditamos que a culpa é quase sempre do outro.
Se você se identificou com esses pensamentos, talvez seja a hora de refletir e assumir as suas responsabilidades.
O nosso maior inimigo, geralmente, somos nós mesmos. É muito mais fácil acusarmos os outros, do que aceitarmos as nossas fraquezas, defeitos e imperfeições. Nosso orgulho muitas vezes nos impede de olharmos para nós mesmos, para as nossas atitudes, para o que não estamos fazendo e para o que poderíamos melhorar.
Não é uma tarefa simples começar a se enxergar genuinamente e assumir os próprios erros, porém é possível. A autorresponsabilidade é uma chave poderosa. Apenas quando aceitamos onde estamos e o que estamos passando, a integração pode acontecer.
Para te ajudar nesta caminhada de auto responsabilidade, fique atento a certos hábitos que podem atrapalhar o processo, como se vitimizar; “arranjar” desculpas; a auto sabotagem, entre outros.
Lembre-se, a melhor maneira de lidar com os nossos inimigos é encarando-os de frente e tomando consciência deles. Não tenha medo de errar, aceite que falhar faz parte da vida e que a solução está dentro de nós.
Se você gostou deste artigo e deseja ler outros conteúdos sobre autoconhecimento e terapias complementares, você encontra mais informações no meu Instagram @corpusgratus e no meu website www.corpus-gratus.com.